A Escola

A 4490 é uma Escola de surf e bodyboard destinada a todas as idades, que tem o prazer de dar a conhecer e incentivar a prática do surf e bodyboard. Os treinadores são devidamente credenciados pela Federação Portuguesa de Surf, assim como escola . Com experiencia também adquirida com os muitos anos de prática, os treinadores e a 4490 podem proporcionar aos seus alunos a interacção com o mar e a natureza, de forma segura e divertida.

A equipa

Nuno Castro


Nuno Miguel Alves de Castro, conhecido também pela alcunha Preto (ou até mesmo como o Primitivo), nasceu na Póvoa de Varzim a 12 de Setembro de 1984. Licenciou-se em Gestão de Recursos Humanos, sendo neste momento Administrativo numa empresa de renome internacional, para além de treinador certificado pela Federação Portuguesa de Surf.

No seu currículo desportivo conta com um 4º lugar na etapa da Póvoa de Varzim do Circuito Nacional de Esperanças de 2001, um 3º lugar na Etapa de Sagres do Circuito Nacional de Esperanças de 2002 e ainda um 5º lugar na Taça de Portugal Sub 18 de 2002.

Rui Campos


Rui Nuno Gameiro Couto de Campos (perguntar pelo Pi) nasceu na Póvoa de Varzim em 16 de Maio de 1977. É professor de Educação Física, licenciado em Educação Física e Desporto, profissão que acumula com a de treinador certificado pela Federação Portuguesa de Surf.

A sua experiência de treinador é comprovada pelos títulos conquistados pelos seus alunos: 5x Campeão Nacional de Esperanças, 6x Vice Campeão Nacional de Esperanças, 1x Campeão Europeu Sub 16, 1x Campeão Sénior e 1x Vice Campeão da Taça de Portugal.

Luís Figueiredo


Luís Eduardo da Silva Figueiredo, também conhecido no meio por Pigmeu, nasceu na Póvoa de Varzim a 3 de Agosto 1988. Para além de professor na 4490 é também auxiliar administrativo numa instituição poveira, bem como nadador-salvador na época balnear.

Enquanto atleta praticante de bodyboard conta no seu currículo com um 6º lugar Taça de Portugal Júnior 2006, um 7º lugar Taça de Portugal Open 2007, duas vezes Vice-campeão da Taça Portugal por clubes, um 7º Lugar Luso-Galaico 2008, Top 17 Open 2010 e Top 18 Open 2011.

Ricardo Carvalho Nunes


Conhecido também pela alcunha Rish, nasceu na Póvoa de Varzim dia 22 de Outubro de 1993. Está a estudar no 2ºAno em Educaçao Física e Desporto no ISMAI.

Tem como principais Resultados um 5º Lugar na Etapa Esperanças na Póvoa de Varzim em 2011, um 5º Lugar na Etapa Esperanças na Figueira da Foz em 2011, 3º Lugar Desporto Escolar Norte. 3º Lugar por Clubes na Taça de Portugal 2012.

André Lopes


André Pinto Lopes, mais conhecido por “Dol” nasceu a 24 de Julho de 1982. É licenciado em Educação Fisica e Desporto e Mestre em Ensino Básico e Secundário.

A sua experiência de quase 20 anos, conta com várias participações em campeonatos e eventos, como atleta e organização.

Tiago Silva


Tiago “Moita” Silva nasceu a 8 de Julho de 1990. É estudante de Engenharia Electrotécnica e Computadores, que sempre acompanhou com uma brilhante carreira desportiva.

O seu impressionante currículo como atleta conta como principais títulos: 5 vezes campeão nacional (Sub 12, Sub 14, Sub 16 e Sub 18), Campeão Nacional Sénior, Campeão Europeu Sub 16 e Vice Campeão Europeu Sub 18.

A Póvoa de Varzim

Elevada a cidade em 1973, a Póvoa de Varzim oferece condições de bem estar que mais nenhuma localidade consegue igualar.
Terra de grandes costumes, foi dada a conhecer a comunidade surfista através dos míticos campeonatos Speedy, que na década de 80 trouxeram à Povoa os melhores surfistas nacionais.

Tem sido ao longo dos anos, palco de alguns eventos de prestígio. Para além dos circuitos regionais, a praia da Póvoa foi eleita para várias etapas do circuito nacional de surf e também de bodyboard.
Destinada a surfistas com alguma experiência, a onda da póvoa de Varzim é um point-break de esquerda, que quebra sobre um fundo misto.
É uma onda consistente, que proporciona excelentes condições para a prática do surf.